sábado, 2 de julho de 2011



Os segredos por detrás do sucesso 
dos maiores blogs do mundo
Ao analisarmos os resultados destes blogs de sucesso, provavelmente muitas coisas nos surgem na cabeça. Além dos números, das estatísticas, do dinheiro, há muita informação e muito segredo por detrás destes blogs. Vamos então tentar analisar pormenorizadamente alguns pontos que considero importantes a reter.
Embora sejam pontos que podem funcionar com muitos bloggers, consigo poderão necessitar de alguma adaptação. Calcule e analise bem o tipo de nicho onde está inserido.
1- O tráfego web é sem dúvida uma das prioridades para gerar riqueza. Todos estes casos de sucesso são perseguidos por grandes volumes de tráfego. Sem audiência é praticamente impossível gerar receita. Muitos anunciantes consideram primordial o tráfego, ao invés dos rankings ou outros métodos de análise. O importante é ter uma audiência, para que possa rentabilizar o seu blog de forma mais efectiva. O resto vem por acréscimo.
2- O nicho onde está inserido provavelmente irá influenciar o volume de negócio que irá gerar no futuro. Se escrever sobre cortadores de relva, provavelmente não deverá aspirar a resultados como os referidos em cima. Bons nichos que dão relativamente muito dinheiro, são os da Tecnologia, Humor, e Celebridades/Mulheres.
Ainda assim, ao entrar num nicho deste tipo, poderá não ter sucesso. Se pretende entrar num nicho altamente concorrencial, assegure-se de que tem trunfos e mais valias que farão com que atraia uma grande audiência.
3- Um blog único e centrado num tema especifico pode tornar-se altamente rentável. O caso do Cheezburger é um exemplo, juntamente com o Whaterlife que referi recentemente no artigoAprender com os Milionarios do Adsense – Parte II. Procure um nicho ou uma área de negócio onde se sinta à vontade, e analise bem a concorrência antes de cometer o erro de ser mais um na blogsfera.
4- A optimização e anaálise de resultados, irá mostrar-lhe que provavelmente o seu blog está abaixo dos rendimentos esperados para um projecto com a sua dimensão. Quando analisei o caso do Whaterlife expliquei alguns conceitos importantes que é necessário ter em conta. Há projectos que geram milhões de pageviews todos os meses, e não são rentabilizados convenientemente. É o mesmo que deitar dinheiro à rua. Analise bem os seus resultados e compare-se com os demais concorrentes.
5- Escrever sobre dinheiro ou sobre Blogging dificilmente lhe irá trazer grandes resultados, a não ser que você seja um verdadeiro perito na área, ou que apresente conteúdos de elevada qualidade, como faz Daren Rowser com o seu blog Problogger. Ainda assim poderá tentar. O mercado escrito em Português é muito grande e ainda revela alguma falta de qualidade.
6- O design pouco interessa. Muitos são os projectos desorganizados, tecnicamente feios ou menos estéticos, mas no fundo todos acabaram por ter sucesso, o que nos faz chegar à conclusão de que o design não é uma prioridade, mas sim a qualidade dos conteúdos e a projecção que se lhes consegue dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário