quinta-feira, 16 de dezembro de 2010


Android assume a vice-liderança de mercado






O Android desbancou a Research In Motion (RIM) e assumiu a vice-liderança do mercado de sistemas operacionais de smartphones, segundo dados da consultoria Gartner. O sistema de Google quase dobrou suas vendas no último trimestre em comparação com o anterior, ao passar de 10,6 mil unidades para 20,5 milhões. Com isso sua participação saltou de 17,2% para 25,5%.

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Uma vantagem do Android está no seu portfólio de aparelhos diversificados e na sua adoção por várias fabricantes. Estes dois pontos fortes continuaram a desempenhar um importante papel na ascensão do sistema operacional. “As fabricantes continuaram a lançar aparelhos sofisticados, como o Galaxy S, da Samsung, mas também outros a preços menores para diferentes segmentos de consumidores. Por exemplo, a ZTE lançou um telefone Android pré-pago a menos de 100 libras”, afirma o relatório do Gartner.

Isso não quer dizer que o sucesso do Android seja um feito apenas das fabricantes. “O Google mantém um ritmo acelerado de atualizações do sistema operacional. Cada nova versão traz recursos inéditos e mais sofisiticados. O nível de inovação é um grande diferencial”, diz a consultoria.

Trata-se de um marco para o sistema. Recentemente, David Lawee, vice-presidente do Google, afirmou que o Android foi a melhor compra já feita pela companhia. A aquisição da empresa que criou o Android foi feita em 2005. O sistema foi lançado com chancela do Google no fim de 2007, mas o primeiro aparelho com Android só chegou ao mercado no fim de 2008. No início de 2009, sua participação era de meros 1,8%.

O Android também se beneficia de uma explosão do seu mercado. As vendas de celulares como um todo cresceram 35% no último trimestre. Mas foi no segmento de smartphones, o mais lucrativo, que a indústria deu um salto, com um aumento de 96% das vendas.

Além do Android, o iOS, da Apple, foi o único a ganhar participação entre os cinco maiores concorrentes do mercado. Graças ao iPhone 4, as vendas de smartphones da marca aumentaram expressivamente, de 8,7 milhões para 13,4 milhões, o que impactou a sua fatia de mercado positivamente (de 14,2% para 16,7%).

Os maiores perdedores desta rodada foram o Symbian, da Nokia, e a própria RIM, dona da linha BlackBerry. Mesmo com um aumento do número de aparelhos vendidos, de 25,3 milhões para 29,4 milhões, a participação do Symbian caiu de 41,2% para 36,6%. As vendas da RIm ficaram estáveis em torno de 10 milhões, o que gerou uma queda de 18,2% para 14,8% da sua participação.

“As fabricantes de sistemas para smartphones entraram num período de evolução acelerada das plataformas, algo estimulado por lançamentos mais regulares de produtos, novos concorrentes e novos tipos de aparelhos”, diz Roberta Cozza, analista do Gartner. “Qualquer plataforma que falhe em inovar rapidamente – seja por meio de um ecossistema vibrante  composto por diferentes players ou de uma visão única e clara de uma entidade no comando – vai perder desenvolvedores, fabricantes, parceiros em potencial e, no fim das contas, usuários”.

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