quinta-feira, 16 de dezembro de 2010






Rede de anúncios móveis da Apple chega ao iPad





O iAd chegou ao iPad. A rede de publicidade móvel anunciada pela Apple em abril e já presente no iPhone e no iPod touch chegou nesta terça-feira ao tablet.

O Walt Disney Studios produziu um iAd do filme “Tron – O Legado”, que estará disponível dentro de aplicativos como o TV Guide, segundo o Advertising Age. O anúncio multimídia traz cerca de 10 minutos de cenas do filme, além de imagens, indicações geográficas das salas de cinema e a possibilidade de enviar e-mails a partir do anúncio.

A publicidade da refilmagem do clássico futurista de 1982 é um ótimo exemplo da postura da Apple para ganhar participação no crescente mercado de publicidade móvel: em vez de banners ou links nos aplicativos, um anúncio de tela cheia que lembra, do conteúdo à interface, qualquer outra app.

Um exemplo prático de como um iAd chama atenção é o anúncio da Nissan para o lançamento do Juke no iPhone: trata-se de uma história em quadrinhos interativa que explora características do veículo.

Com esse formato, defende a Apple, o tempo de interação do usuário com o anúncio é muito maior que uma peça convencional, o que, na teoria, deve atrair a atenção e as verbas de marketing dos anunciantes.  Nem tudo sai conforme o manual para as empresas, porém.



























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Chanel e Adidas supostamente desistiram de campanhas para iAd em razão das dificuldades impostas pela Apple no processo. Não é difícil entender o porquê: a criação do anúncio precisa seguir normas estabelecidas pela Apple, o que pode frustrar executivos do mercado.

O tradicional controle da Apple, seja na comercialização de apps ou na formatação de um anúncio móvel, pode frear, mas não ameaça as projeções de sucesso do iAd, apoiadas nas vendas das linhas iPad, iPhone e iPod touch. Segundo o IDC, a Apple deverá fechar 2010 com 8% do mercado de publicidade móvel nos EUA. Nada mal para seis meses de atuação, mesmo quando se fala em Apple


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